O que fazer em caso de herpes labial?

O herpes labial é uma doença infeciosa generalizada. Aqui vai poder descobrir todas as informações sobre as várias causas de contaminação e as formas como pode tratar e prevenir o herpes labial.

Como é que acontece a propagação do herpes?

Comichão, desconforto ou uma sensação de afta bastante dolorosa, lembra-se de algo assim? O herpes labial é uma doença infeciosa altamente contagiosa causada pelo vírus Herpes Simplex (SV). A maioria das pessoas contem esse vírus nas células nervosas porque a contaminação ocorre frequentemente na infância. Na idade adulta, pode ser transmitido através de um beijo ou da partilha de talheres. No entanto, é possível ser portador do vírus Herpes Simplex sem a doença nunca se manifestar. Há vários fatores, como a idade e o sistema imunitário de cada pessoa, que têm uma influência importante no aparecimento do herpes.

labello-beijo-homem-e-mulher-beijo


As causas do herpes labial

Labello-herpes-sorriso

Os vírus do herpes são transmitidos através da saliva ou do contacto próximo, como por exemplo, tossindo, espirrando ou conversando. A epiderme dos lábios é particularmente sensível e, por isso, mais suscetível a infeções, principalmente se os lábios estiverem secos e gretados, pois ficam mais vulneráveis à entrada de bactérias. Em muitos casos, os vírus do herpes permanecem inativos e aparecem subitamente. O motivo pode ser um surto de febre, excesso de sol ou alterações hormonais (durante a gravidez).


Os sintomas do herpes labial

Quando o surto da infeção começar a manifestar-se, vai perceber que a epiderme dos lábios está mais tensa e irritada, podendo provocar ardor e comichão.

Para evitar o aparecimento do herpes labial, deve reagir de imediato e usar um antiviral. No entanto, se não perceber os sinais de aviso atempadamente, o herpes pode aparecer depois de alguns dias. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, o herpes não aparece só nos lábios, pode manifestar-se nas bochechas, boca e até mesmo nas orelhas.

Após um ou dois dias de sintomas, começam a aparecer umas bolhas inflamadas e dolorosas ao redor dos lábios. Essas bolhas têm um líquido transparente, rebentam após alguns dias e depois secam e formam uma crosta. É necessário esperar uma a duas semanas até estar completamente curada. Mas atenção! Enquanto as bolhas não tiverem crosta, corre o risco de infetar outras pessoas.

Labello-herpes-labios


Como tratar o herpes labial

Labello-herpes-labios-1

Se já tem herpes, não tem como pará-lo. Aquilo que pode fazer é acelerar o processo de cicatrização. Use géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também pode adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização. Mas os géis e os cremes antivírus só funcionam se forem aplicados logo nos primeiros sintomas. As pomadas não funcionam com vírus inativos.


Prevenir o herpes labial

Na maioria das vezes, o herpes ocorre quando o seu sistema imunitário está enfraquecido, como por exemplo, se tiver uma constipação ou outra doença. 
É por isso que é tão importante reforçar o seu sistema imunitário. Faça uma dieta saudável e equilibrada e tente evitar o álcool. E sempre que um amigo tiver uma bolha nos lábios, não se assuste! Os vírus não sobrevivem por muito tempo. Basta ter cuidado e não partilhar toalhas, lençóis, batons ou bebidas com essa pessoa.

Labello-herpes-alimentacao


Tenho uma ferida. E agora?

Labello-herpes-higiene

Mesmo que as feridas causem desconforto e comichão, coçar não é uma boa ideia. Pelo contrário. O conteúdo das bolhas transmite a infeção. Portanto, se tocar no herpes, corre o risco de transmitir o vírus para outras partes do corpo. Use um cotonete para aplicar o creme nas feridas e lembre-se sempre de desinfetar as mãos.


Qual é o melhor cuidado?

Quando tem herpes, precisa de ter cuidados especiais com recém-nascidos, crianças e idosos, pois as suas defesas imunológicas estão mais enfraquecidas. 
O estado do sistema imunológico desempenha um papel importante no caso de um surto de herpes. Portanto, evite o contacto.
Os lábios secos, desidratados, gretados e com cieiro favorecem as feridas. É necessário cuidar regularmente dos seus lábios e hidratá-los com o produto indicado para terem o cuidado que precisam. Use Labello Original, para hidratar os lábios e deixá-los visivelmente mais suaves e macios.

Labello-herpes-original


Proteção solar para os lábios

Labello-herpes-sun

Não consegue resistir ao sol? Então é imperativo proteger-se dos raios UV.
Mas não falamos apenas da sua pele, os seus lábios são extremamente sensíveis e precisam de uma proteção extra. Por isso, antes da piscina, da praia ou do passeio, aplique sempre Labello Sun Protect e reaplique-o ao longo do dia.


Remédio caseiro para o herpes

Alguns remédios caseiros funcionam efetivamente contra o herpes. O mel, por exemplo, ajuda a combater o herpes e a suavizar os lábios devido à sua ação anti-inflamatória. Um dente de alho cortado, no período inicial da doença, também pode ajudar ao desaparecimento mais rápido das bolhas.

Labello-herpes-oleo


Como fortalecer o sistema imunitário

Labello-herpes-exercicio

Primeiro, relaxe! O stress pode ser responsável por condicionar o sistema imunitário. Depois, aposte no exercício ao ar livre e mantenha uma alimentação equilibrada, é essencial para aumentar as suas defesas.