doenças e lesões nos lábios

Doenças e lesões relacionadas com os lábios

Conhece os problemas e doenças que podem surgir nos teus lábios e descobre as principais causas e possíveis tratamentos.

cianose

Cianose, a doença dos lábios azuis

A cianose caracteriza-se pela coloração azulada dos lábios. Como a pele dos lábios é muito fina, os vasos sanguíneos ficam mais visíveis devido à falta de oxigénio.

Lábios gretados e outros problemas

Lábios gretados: é uma fenda nos lábios que pode ser causada pela falta de hidratação, pelo frio ou por doenças de pele como a neurodermatite.

Cortes: como a epiderme dos lábios é muito fina, ao mínimo corte os teus lábios começam a sangrar.

Lesões: geralmente causadas por morder inconscientemente os lábios superiores ou inferiores. Normalmente acontecem em situações de stress ou nervosismo.

Lábios gretados

Carcinoma nos lábios

Carcinoma nos lábios (tumor cancerígeno)

A exposição excessiva ao sol ou ao fumo, principalmente o fumo do tabaco, são as principais causas de carcinoma nos lábios. A ciência também mostrou que o álcool, deformidades dentárias, próteses dentárias inadequadas e uma higiene oral pouco cuidadosa aumentam o risco de cancro.

As principais causas de inflamação ou inchaço dos lábios

As lesões, os efeitos secundários dos medicamentos e uma má formação dentária são, normalmente, as principais causas para estes sintomas.

Mas a falta de líquidos, vitamina D, cálcio ou até mesmo uma simples constipação, também podem provocar uma sensação de ardor nos lábios. No caso dos sintomas persistirem, deves contactar um médico.

A infeção das membranas mucosas, infeção por fungos ou inflamação dos lábios precisam de um tratamento especial.

inflamação ou inchaço dos lábios

Boqueiras

Boqueiras, sabes o que são?

São feridas nos cantos da boca que podem ser causadas por bactérias que se depositam na pele após o contacto com objetos mal limpos.

A falta de líquidos, vitamina C e B2, biotina e ferro, são as principais causas. Mas as boqueiras também podem ser provocadas por próteses e aparelhos dentários, por um sistema imunológico enfraquecido ou pelos efeitos secundários de alguns medicamentos (antidepressivos, por exemplo). O melhor é procurar aconselhamento médico para saber se deves tratar o problema com uma pomada labial, antibiótico ou suplementos alimentares.