mulher com herpes labial

O que fazer em caso de herpes labial?

O herpes labial é uma doença infeciosa generalizada. Aqui vais poder descobrir todas as informações sobre as várias causas de contaminação e as formas como podes tratar e prevenir o herpes labial.

Como é que acontece a propagação do herpes?

Comichão, desconforto ou uma sensação de afta bastante dolorosa, reconheces estes sintomas?

O herpes labial é uma doença infeciosa altamente contagiosa causada pelo vírus Herpes Simplex (SV). A maioria das pessoas contém este vírus nas células nervosas, porque a contaminação ocorre frequentemente na infância. Na idade adulta, pode ser transmitido através de um beijo ou da partilha de talheres. No entanto, é possível ser portador do vírus Herpes Simplex sem a doença nunca se manifestar. Há vários fatores, como a idade e o sistema imunitário de cada pessoa, que têm uma influência importante no aparecimento do herpes.

casal a dar um beijo

As causas do herpes labial

amigas a conversar
Os vírus do herpes são transmitidos através da saliva ou do contacto próximo, como por exemplo, ao tossir, espirrar ou conversar. A epiderme dos lábios é particularmente sensível e, por isso, mais suscetível a infeções, principalmente se os lábios estiverem secos e gretados, pois ficam mais vulneráveis à entrada de bactérias. Em muitos casos, os vírus do herpes permanecem inativos e aparecem subitamente. O motivo pode ser um surto de febre, excesso de sol ou alterações hormonais (durante a gravidez).

Os sintomas do herpes labial

Quando o surto da infeção se começar a manifestar, vais perceber que a epiderme dos lábios está mais tensa e irritada, podendo provocar ardor e comichão.

Para evitar o aparecimento do herpes labial, deves reagir de imediato e usar um antiviral. No entanto, se não te aperceberes dos sinais de aviso atempadamente, o herpes pode aparecer depois de alguns dias. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o herpes não aparece só nos lábios, pode manifestar-se nas bochechas, boca e até mesmo nas orelhas.

Após um ou dois dias de sintomas, começam a aparecer umas bolhas inflamadas e dolorosas ao redor dos lábios. Essas bolhas têm um líquido transparente e rebentam após alguns dias. Depois disso, secam e formam uma crosta. É necessário esperar uma a duas semanas até estar completamente curada. Mas atenção! Enquanto as bolhas não tiverem crosta, corres o risco de infetar outras pessoas.

herpes labial

Como tratar o herpes labial

herpes labial
Se já tens herpes, não tens como pará-lo. Aquilo que podes fazer é acelerar o processo de cicatrização. Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização. Mas os géis e os cremes antivírus só funcionam se forem aplicados logo nos primeiros sintomas. As pomadas não funcionam com vírus inativos.

Prevenir o herpes labial

Na maioria das vezes, o herpes ocorre quando o teu sistema imunitário está enfraquecido, como por exemplo, se tiveres uma constipação ou outra doença.

É por isso que é tão importante reforçares o teu sistema imunitário. Faz uma dieta saudável e equilibrada e evita o álcool. E sempre que um amigo teu tiver uma bolha nos lábios, não te assustes! Os vírus não sobrevivem por muito tempo. Basta teres cuidado e não partilhares toalhas, lençóis, batons ou bebidas com essa pessoa.

tigela com salada

Tenho uma ferida. E agora?

lavar as mãos
Mesmo que as feridas causem desconforto e comichão, coçar não é uma boa ideia. Pelo contrário. O conteúdo das bolhas transmite a infeção. Portanto, se tocares no herpes, corres o risco de transmitir o vírus para outras partes do corpo. Usa um cotonete para aplicar o creme nas feridas e lembra-te sempre de desinfetar as mãos.

Qual é o melhor cuidado?

Quando tens herpes, precisas de ter cuidados especiais com recém-nascidos, crianças e idosos, pois as suas defesas imunológicas estão mais enfraquecidas.

O estado do sistema imunológico desempenha um papel importante no caso de um surto de herpes. Portanto, evita o contacto.

Os lábios secos, desidratados, gretados e com cieiro favorecem as feridas. É necessário que cuides regularmente dos teus lábios e os hidrates com o produto indicado para terem o cuidado que precisam. Usa Labello Original para hidratar os lábios e deixá-los visivelmente mais suaves e macios.

Labello Original

Proteção solar para os lábios

Labello Sun Protect

Não consegues resistir ao sol? Então é imperativo protegeres-te dos raios UV.

Mas não falamos apenas da tua pele, os teus lábios são extremamente sensíveis e precisam de uma proteção extra. Por isso, antes da piscina, da praia ou do passeio, aplica sempre Labello Sun Protect e reaplica-o ao longo do dia.


Remédio caseiro para o herpes

Alguns remédios caseiros funcionam efetivamente contra o herpes. O mel, por exemplo, ajuda a combater o herpes e a suavizar os lábios devido à sua ação anti-inflamatória. Um dente de alho cortado, no período inicial da doença, também pode ajudar ao desaparecimento mais rápido das bolhas.
Mel

Como fortalecer o sistema imunitário

mulher a fazer exercício ao ar livre

Primeiro, relaxa! O stress pode ser responsável por condicionar o sistema imunitário.

Depois, aposta no exercício ao ar livre e mantém uma alimentação equilibrada, é essencial para aumentar as tuas defesas.